sábado, 18 de dezembro de 2010

Como desinstalar / remover o Firefox completamente


Se você gosta de atualizar sempre seu navergador Mozilla Firefox, mas às vezes o plugin do flash não responde, começa a travar e você prefere desinstalar completamente e instalar de novo, aqui vai uma dica.

Sempre que desinstalamos os programas no Windows XP, optamos por ir em "Painel de Controle", "Desinstalar Software" e clicar em remover, porque ouvimos falar que é melhor e evita que dê erro no sistema, como por exemplo, erro de registro, porque você deletou por outro caminho mas o atalho no menu iniciar ainda está procurando pelo programa.

Essa medida é correta, mas ainda assim, quando desinstalamos um programa pelo painel de controle, o registro ainda mantém algumas configurações armazenadas e isso faz com que, ao instalarmos novamente o software, o erro persista.

Após remover o Mozilla Firefox pelo painel de controle, é indicado também ir ali na pastinha "Arquivos de Programas" que fica dentro de C: e verificar se ali ainda não tenha nenhuma pasta remanescente com o nome Mozilla Firefox. Se sim, a exclua também.

Depois, vá ali  em "Pesquisar", no Menu "Iniciar" e pesquise por  arquivos ou pastas tanto com o nome Mozilla ou Firefox. Se encontrar, delete-os.

Por último, vá em "Executar", também ali no Menu "Iniciar" e na caixinha que aparecer digite "regedit". Vai aparecer a janelinha do editor de registro do Windows. Procure nas abas ali da esquerda até achar "Software". Se ali dentro ouver algo do Mozilla Firefox, delete também. 

 Janela do Editor de Registro do Windows
Clique na imagem acima para vê-la em tamanho maior. Editor de registro do Windows. A parte contornada corresponde ao local onde provavelmente haverá alguma pasta do Firefox com alguma configuração armazenada. Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE>SOFTWARE e HKEY_CURRENT_USER>SOFTWARE, procure pela chave do Mozilla Firefox, alguma pasta contendo essas palavras e delete-as.

Por último, para fazer a limpeza do registro ou dos cookies dos navegadores que ficam na pasta temporária do Windows, opte por limpar com o CCleaner ou o Revo Installer ou outro de sua preferência.

Essas dicas foram muito importantes para mim, porque eu havia instalado uma persona nova no meu Mozilla e não conseguia remover de jeito nenhum, nem clicando a caixinha "remover configurações pessoais" ao desinstalar o Firefox. 

Segue aqui as fontes (Baboo Forum):

Penei bastante até descobrir que o que trava o Firefox não são os aplicativos que a gente associa a ele, como personas e temas, mas sim o plugin da Adobe Flash. Mas como ele é necessário, o jeito é desabilitar esse complemento no próprio firefox quando não for assistir vídeos do youtube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário