sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Criar Efeito de Papel Amassado no Photoshop


Vou agora postar aqui no blog uma dica muito importante para quem gosta de criar papéis de parede ou backgrounds para blogger. Tanto faz a sua intenção ao utilizar o tutorial, mas com essas dicas "facinhas" dá para começar agora mesmo a estilizar suas montagens.

Tenho dois Photoshops aqui na minha máquina, sendo o CS5 e o antigo Photoshop 7 para emergências, como corrigir coisas rápidas, pois este último carrega bem rapidinho e não demora para abrir.

As dicas que aqui seguem foram extraídas de tutoriais já existentes na net, mas o passo a passo foi feito por mim, como um teste, e as imagens são minhas também. Como não gostaria de perder esses passos caso as fontes consultadas sejam excluídas, optei por transpor aqui para o blog, a fim de consultar várias vezes e sempre que precisar.


Passo 1 - Criar um documento. 

A tecla de atalho é Ctrl + N. O tamanho e a resolução do documento podem ser à sua escolha. Aconselho o modo de cor RGB, que no meu caso estava como padrão. O background é aconselhável ser preto. Ali na imagem está selecionado o transparente, mas depois foi alterado para preto.

Clique na imagem para ampliar


Passo 2 - Aplicar a textura base

Para a textura de papel amassado foi utilizado, neste tutorial e nas fontes que usei de referência, o recurso de "Filto" do Photoshop, que pode, também, estar em inglês, "Filter". Vá no menu com este título e procure pelo submenu "Render", e posteriormente, "Clouds", ou seja, "Nuvens".

A sua imagem ficará assim como na foto acima


Passo 3 - Segundo efeito de textura

De acordo com o tutorial de referência, em cima deste efeito de Clouds, deve-se aplicar o efeito "Difference Clouds". Menu "Filter", Opção "Render", Opção "Difference Clouds", ou se preferir, Ctrl + F. No caso dele, foi utilizado este filtro umas cinco vezes para adquirir a aparência desejada. No meu caso, utilizei duas vezes o "Difference Clouds" e o efeito foi esse aqui:

Note que a cor da barra do título da janela mudou. Esse recurso inverte ou modifica as cores originais. 

Pelo fato de que aplicar várias vezes o "Difference Clouds" pode alterar a cor do documento, é aconselhável que o fundo inicialmente seja configurado para background na cor preto. Isso evita ter que transformar a sua imagem em Modo "Greyscale". Caso contrário, o Photoshop pegará as cores que ficaram armazenadas na última vez que você trabalhou com o pincel de colorir, e assim, será jogada na tela uma mescla dessas cores e não em preto e branco, que é o mais fácil de trabalhar. 


Passo 4 - Configuração para geração da textura de papel amassado

Abaixo segue a caixinha da configuração que usei para o filtro "Emboss", que é o que vai dar o acabamento de efeito de papel amassado. Menu "Filter", "Stylize" e "Emboss".

Essas configurações não são totalmente as mesmas do tutorial que usei de base

Como estou fazendo passo a passo assim que posto no blog, optei por olhar e escolher as configurações que gostei mais para ver o resultado. Mesmo não seguindo 100% o tutorial, estão ficando do meu agrado.

Veja abaixo como ficou depois de aplicadas essas configurações:

Textura de papel amassado padrão, em cor cinza.

Mas é claro que você poderá por a cor que quiser.


Passo 5 - Colocando a cor desejada

Não gostou da cor cinza? Então ela poderá ser facilmente alterada no menu "Image", "Adjustments" ou no atalho "Ctrl + U. 

Caixinha "Color Balance". Mova as setas e teste as configurações, escolhendo a cor que mais desejar. 


A minha cor escolhida foi verde água e o papel ficou assim:

Textura de papel verde água


Poderá ser alterada a sua profundidade se você quiser configurar Hue/Saturation. Menu "Image", "Adjustments", "Hue/Saturation".

Caixinha "Hue/Saturation".Mexa as setas até encontrar uma aparência que o agrade.


O resultado foi esse:

Papel Amassado com nível de Saturação maior que 35


Passo 6 - Acabamentos à textura pronta

Quer dar uma aparência irregular ou envelhecida a essa textura? O tutorial que estou usando de base sugeriu "queimar", utilizando a ferramenta "Burn Tool", que fica naquela barra de ferramentas do lado esquedo da tela.

Se essa ferramenta não estiver aparecendo no seu Photoshop, dê clique com o botão direito do mouse na "Dodge Tool" ou "Sponge Tool" que esta opção aparece.


Para isso, antes de tudo clique com o botão direito nesta camada, ali na caixinha de camadas, ou "Layers" e selecione a opção "Duplicar Camada" ou "Duplicate Layers". 

Duplicate Layer


Vá no Menu "Layer", "Layer Style", "Blending Options", e na opção "Blend Mode", selecione "Overlay". Depois clique na "Burn Tool" selecionada previamente e rabisque nos cantos ou do centro da figura em direção às suas pontas, para criar o efeito irregular.

"Burn Tool" sobre cópia de camada. Efeito manchado.


Assim ficou pronta a textura. Como achei interessante mencionar o que está no tutorial do fórum Plugmasters, pode-se aplicar uma imagem qualquer como "Nova Camada", e assim, configurar em "Layer", "Layer Style", "Blending Options" e selecionar a opção de "Blend Mode" para "Overlay". A nova imagem será sobreposta à textura de papel, como se fosse um papel estampado e posteriormente amassado. Fica bem natural. 

Imagem da maçã. Será sobreposta ao fundo de papel amassado


Resultado: papel estampado de maçãs, amassado e com as cores irregulares. Dá a impressão que está no fundo do mar.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário